Calhas e Rufos

A casa do calheiro fabrica todos os tipos de calhas e rufos. Exemplo: calha moldura, calha moldura americana, calha platibanda, calha quadrada, calha água furtada, rufo interno, rufo externo e rufo pingadeira. Temos também coifas e condutores.

CALHA MOLDURA:

É usada no acabamento do telhado, para não deixar à mostra as pontas das telhas. Não deixa visível possíveis desalinhamentos nas telhas. Existem vários padrões de desenho.

CALHA COCHO:

Aplicadas em telhados do tipo caixão, em que as quedas do telhado se encontram. Têm a função de coletar a água e canalizar para um ponto de descida. Podem ser utilizadas também quando o telhado encontra um muro.

CALHA PLATIBANDA:

É usada no fim da queda do telhado em encontro com o muro, colocada na parte interna, canalizando a água e evitando umidade no muro e o escoamento da água em lajes e forros.

CALHA ÁGUA FURTADA:

Utilizada no encontro de duas águas do telhado, canaliza a água para ser coletada mais abaixo por uma calha tipo moldura ou tipo cocho.

 


POR QUE USAR CALHAS?

O uso de calhas previne ou evita os seguintes fatores:

1- Umidade nas paredes junto ao chão, o que provoca rápida decomposição da pintura e do material que é feito a casa, formando uma faixa de tonalidade diferente na parede da edificação;

2- Apodrecimento dos beirados das construções;

3- Danificação dos jardins ou calçadas, formando buracos onde caem os pingos do telhado;

4- Coleta das águas da chuva e armazenamento das mesmas em cisternas para a reutilização como água de serviço, ou dependendo do tratamento que a água sofrer após a sua coleta, até mesmo para o banho.


Fazendo a água fluir

Outro ponto importante a ser verificado é do número de condutores, que irão deixar a água vazar.

Porém é necessário inspecionar e executar a manutenção necessária para garantir a sua eficiência; verifique o fluxo de água nos dutos, se ela não estiver sendo corretamente drenada, a  calha pode estar parcialmente obstruída ou possue problemas estruturais. Estima-se que é necessário haver ao menos um condutor para cada setenta metros quadrados de telhado, além disso, é fundamental a limpeza periódica, principalmente quando houver árvores próximas ou em períodos de ventos fortes.

 


RUFOS

Rufos são as partes da cobertura que tem como missão proteger as paredes expostas, geralmente acima do telhado.

Em outras palavras rufos são acessórios de cobertura que evitam infiltrações nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.

A não utilização de rufos de capa implica na sujeira preta que escorre nas paredes, podendo causar infiltrações de água até danificar o reboco.

O rufo de capa é fixado com buchas e vedado com silicone PU.

Os rufos de encosto, eliminam a infiltração de água entre paredes e telhados. Sua colocação é feita com buchas e vedado com silicone PU.

Rufos são aplicados no telhadp, em circunstâncias em que o telhado encontra a parede, tanto de forma lateral ou superior, com a finalidade de evitar a infiltração e o escoamento de água sobre lajes e forros.

Na produção dos rufos podemos recortar a chapa no contorno das telhas de forma a ter um acabamento e uma proteção mais eficazes.

Podem ser intalados com parafusos e buchas ou com pregos e devem ser vedados com selante à base de silicone ou poliuretano.

Fazemos todas as entregas com agilidade e responsabilidade para a total satisfação do nosso cliente.

Preenchimento Obrigatório.
Preenchimento Obrigat?rio. Formato Inválido.
Preenchimento Obrigatório.


Cadastre-se para novidades